Contente
- Discriminação de gênero no trabalho
- Discriminação contra gravidez
- Problemas com a homossexualidade
- Em um relacionamento
- Habitação
Só porque as mulheres podem votar não significa que a discriminação de gênero está extinta. Em quase todos os aspectos da vida, tanto homens quanto mulheres precisam tolerar estereótipos, preconceitos e abusos de gênero. Isso é ainda maior na comunidade gay, lésbica, bissexual e transgênera (LGBT), na qual os papéis tradicionais dos gêneros são testados ao limite. Estar ciente dos diferentes tipos de preconceitos e discriminações de gênero pode ajudá-lo a combatê-la.
A discriminação de gênero ainda é um problema na sociedade (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Discriminação de gênero no trabalho
Embora leis previnam assédio, contratações e promoções baseados no gênero e outros tipos de discriminação no trabalho, esses problemas ainda ocorrem e muitas vezes são difíceis de provar. Em média, as mulheres ainda recebem salários muito menores do que homens com os mesmos empregos.
Discriminação contra gravidez
Mulheres grávidas possuem todos os direitos que alguém que não está grávida tem, mas empregadores podem tentar tirá-las do emprego ou tratá-las injustamente. A discriminação contra a gravidez também pode ocorrer fora do ambiente de trabalho.
Problemas com a homossexualidade
Porque as pessoas da comunidade LGBT muitas vezes não se encaixam em papéis de gênero tradicionais, elas estão suscetíveis ao assédio e discriminação tanto dentro quanto fora do trabalho.
Em um relacionamento
Os papéis de gênero tradicionais colocam o marido como o provedor de uma família, enquanto a mulher cozinha, limpa e cria os filhos. Alguns homens e mulheres têm problemas com parceiros que não se encaixam nesse perfil e algumas pessoas apenas saem ou casam com alguém que preenche o papel tradicional dos gêneros.
Habitação
As leis tornam ilegal alugar um imóvel baseado em gênero ou sexo, mas muitos proprietários fazem essa discriminação, já que ela é difícil de ser provada.