Contente
Os textos podem ser agrupados em categorias baseados em sua estrutura e seu objetivo. Essas categorias incluem textos narrativos, expositivos, técnicos e argumentativos, que podem ser distinguidos ao examinar o intento do autor e como ele faz para alcançar os resultados pretendidos. Quando se sabe as características de cada texto é mais fácil escolher o formato que melhor se adapta ao seu trabalho.
Pense sobre o objetivo do seu texto para determinar o formato mais adequado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Narrativa
Narrativas são relatos de eventos passados, reais ou fictícios. Uma dissertação narrativa, sobre incidentes reais, deve ter um cenário claramente definido, personagens, enredo e um ponto de vista. Ademais, deve possuir uma introdução, um clímax e uma conclusão. O objetivo do autor é transmitir uma lição importante aprendida durante a história -- como a importância de saber nadar quando o personagem quase se afogou -- e não apenas recontar eventos passados.
Texto expositivo
O objetivo de um texto expositivo é fornecer informações sobre um tópico específico. Não é um conto, mas sim uma discussão direta a respeito de um tema, como o aumento da população na Inglaterra, as razões por trás disso e seus efeitos. De acordo com a professora Arnetha F. da Universidade de Stanford, EUA, o autor de um texto expositivo não pode presumir que o leitor tenha um conhecimento prévio a respeito do tema; por isso, o escritor deve utilizar uma linguagem simples e uma estrutura fácil.
Texto técnico
O autor de um texto técnico também tem o objetivo de explicar um tema específico, mas sua linguagem e estrutura são diferentes das dos textos expositivos. Um texto técnico contém uma terminologia específica para relatar questões do texto e evita termos coloquiais, humor e linguagem crítica. Além disso, termos vagos e linguagem figurativa não tem espaço em um texto técnico, embora alguns autores usam poucas -- se alguma -- frase interrogativa ou imperativa.
Texto argumentativo
O autor de um texto argumentativo tenta convencer seu público da validade de sua opinião. Esse tipo de texto pode utilizar um número de métodos convincentes diferentes. Assim como o Conselho da Cidade de Plymouth, no Reino Unido, sugere, essas técnicas incluem o uso de perguntas retóricas, repetições, linguagem emotiva, exageros, falar diretamente com os leitores e utilizar fatos como um meio de apoiar seu ponto de vista. O escritor deve mencionar claramente o assunto relatado e expressar explicitamente sua opinião sobre ele.