Torno de madeira para iniciantes

Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 12 Abril 2021
Data De Atualização: 13 Poderia 2024
Anonim
torno em madeira aula 1
Vídeo: torno em madeira aula 1

Contente

Torno de madeira é uma versátil ferramenta que pode criar vários objetos feitos à mão, como cadeiras, castiçais e tigelas. Entretanto, a arte da usinagem requer prática. Os iniciantes devem aprender as regras básicas de segurança sobre a velocidade do torno, a angulação correta que se deve segurar a madeira e as ferramentas de marcenaria usadas para os projetos.


Pessoa usando o torno de madeira (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Regras de segurança

Tenha respeito, quanto ao poder do torno. A máquina é uma ferramenta eficaz por causa de seu poderoso movimento de rotação. Se usada corretamente, ela pode criar todos os tipos de coisas, mas o uso incorreto pode resultar em ferimentos graves. Prenda as partes soltas da roupa e o cabelo e retire as joias e qualquer objeto que possa ficar preso à máquina, antes de começar. Certifique-se de que a proteção do torno esteja no lugar certo. Manualmente, gire o torno em 360º, antes de começar, para verificar se tudo está funcionando. Fique em pé de um lado do torno e ligue-o na velocidade mais baixa. Se estiver tudo certo, você poderá aumentar a velocidade. Coloque óculos e máscara, para evitar inalar o pó da madeira.


Regras para usinagem

Uma usinagem mais elaborada é baseada em várias regras básicas. A velocidade deve corresponder ao comprimento, à condição, ao tamanho e à distribuição de peso da madeira. Use baixa velocidade para madeira com diâmetros grandes e, também, para aquelas em que o peso estiver desigual para, pelo menos, nivelá-lo. Um pedaço de madeira longo se moverá muito ou até mesmo "zunirá" se a velocidade do torno estiver muito alta. Tenha muito cuidado ao usinar peças de madeira com a densidade desnivelada e com cascas soltas. Segure a ferramenta firmemente sobre o apoio de ferramenta, antes de começar a cortar a madeira, e nunca a tire do apoio se ela ainda estiver encostando na madeira. A ferramenta deve encostar na madeira, também, para dar suporte e profundidade. Lembre-se das palavras de Frank Paine, o pai da usinagem moderna em madeira, que disse: "Corte-a da forma que ela gosta de ser cortada". Em outras palavras, corte descendo do maior diâmetro para o menor. Esse é o mesmo conceito da plaina: siga os veios para não lascar a madeira. Mantenha o ponto de corte um pouco abaixo do centro da madeira quando você estiver usando os formões. Essas ferramentas foram feitas para raspar em mais ou menos cinco graus da superfície do seu trabalho. Comece raspando as partes maiores e depois faça os acabamentos.