Contente
O tratamento para espessamento do cólon sigmoide pode incluir desde amolecedores de bolo fecal ou outros laxativos até cirurgias. Existem maneiras de prevenir o desenvolvimento dessa condição, evitando que se torne um problema mais sério. O cólon espesso pode ser consequência de uma diverticulose e difícil de detectar.
Diverticulose
A diverticulose consiste na formação de protuberâncias no cólon. Essas protuberâncias arredondadas ocorrem por conta da pressão exercida sobre o cólon durante as contrações. O cólon sigmoide é a região do intestino que sofre maior pressão. As protuberâncias podem se tornar mais espessas e estreitar o lúmen intestinal. Assim, há um grande desconforto durante os movimentos peristálticos.
Sintomas
Como resultado da pressão exercida sobre o cólon, ele se torna mais espesso e estreito. Isso pode causar dificuldades nos movimentos peristálticos, afetando a função intestinal. Assim, podem ocorrer dores, desconforto, constipação e diarreia. A dor costuma ser suportável, mas incômoda.
Prevenção/Solução
O espessamento do cólon sigmoide pode ser prevenido antes da necessidade de tratamentos. Incluir fibras, farelos e grãos em sua dieta pode melhorar a função do cólon. A água é utilizada na limpeza do cólon e ajuda a regular sua atividade. Um consumo diário de 20 g a 30 g de fibras é o recomendado.
Cirurgia
Outra opção de tratamento para o cólon sigmoide espesso é o procedimento cirúrgico, que consiste na remoção da parte afetada do cólon onde a diverticulite se formou. A colostomia não é normalmente realizada neste tipo de procedimento caso a diverticulite tenha sido precocemente detectada. Se a cirurgia for realizada em caráter não emergencial, a colostomia não deve ser necessária.
Laxativos amolecedores do bolo fecal
Uma forma de aliviar temporariamente a condição é o uso de um amolecedor de bolo fecal. Este laxativo torna mais fácil a passagem das fezes pelo cólon. Isso ajuda a reduzir a pressão exercida no intestino por um tempo. Amolecedores podem ser encontrados em uma farmácia. Exemplos dele são psyllium e metilcelulose.