Como tratar de língua presa ao falar

Autor: Tamara Smith
Data De Criação: 25 Janeiro 2021
Data De Atualização: 28 Novembro 2024
Anonim
Como tratar de língua presa ao falar - Artigos
Como tratar de língua presa ao falar - Artigos

Contente

A língua presa é um transtorno da fala de causas desconhecidas. As pessoas que sofrem desse problema tendem a projetar a língua entre os dentes quando pronunciam os sons de s e z, tornando-os confusos. Muitas crianças têm problemas com língua presa, mas ela costuma se corrigir na adolescência. Indivíduos mais velhos que tenham esse problema podem revertê-lo com treino, estudo e práticas. Os fonoaudiólogos, profissionais especializados em transtornos da fala, também são de muita ajuda.


Instruções

A língua presa, um transtorno da fala, pode ser tratada com ajuda profissional ou prática individual (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
  1. Fique na frente de um espelho. Comece falando sobre qualquer assunto tentando impedir ou sublimar a língua presa. Perceba os sons mais problemáticos. O s e o z costumam ser problemas comuns para quem sofre de língua presa, assim como os sons de l e r. Repita o teste na frente de um amigo ou familiar e veja se eles chegam às mesmas conclusões que você. Anote as letras com as quais tem mais dificuldade e classifique-as em ordem de prioridade.

  2. Escreva um roteiro que caiba em uma folha. Certifique-se de que ele contenha exemplos dos sons mais problemáticos. Inclua palavras que tenha dificuldade de pronunciar e espalhe-as pelo texto. Não se preocupe com coerência. O principal é trabalhar esses sons, e não escrever algo que faça sentido.


  3. Fique na frente do espelho e faça um aquecimento, abrindo e fechando a boca e mexendo a língua. O ideal é que sua boca esteja o mais flexível possível antes de começar o treino para resolver a língua presa. Comece a pronunciar as palavras do roteiro uma por uma, na velocidade necessária. Certifique-se de que a língua esteja posicionada ligeiramente atrás dos dentes ao pronunciar os sons de "s", "z" e "l", e tocando o céu da boca nos sons de "r". Leia o roteiro todo uma vez, em voz alta. Corrija os erros conforme os comete; a ocorrência de erros só dificulta na correção da língua presa. Circule as palavras no roteiro que sejam mais difíceis de pronunciar.

  4. Leia o roteiro diversas vezes por dia na frente do espelho. O esforço contínuo é essencial para tratar da língua presa com estudos em casa. Leia a página de um livro quando conseguir pronunciar todas as palavras do roteiro corretamente. Leia uma passagem devagar na frente de um amigo ou familiar e peça para eles fazerem críticas à sua pronúncia. Fale lentamente quando estiver conversando com alguém e tenha ciência de sua tendência à língua presa. A falta de atenção ao falar pode retardar seu progresso. Pratique até conseguir reproduzir os sons sem problemas.


Dicas

  • Sorria enquanto lê em voz alta. Isso fará com que sua boca fique na melhor posição para pronunciar os sons afetados pela língua presa. Fale com um fonoaudiólogo para tratamentos formais e profissionais.

O que você precisa

  • Espelho