Contente
Escutas telefônicas permitem que outras pessoas acessem o sinal de telefone ou ouçam as conversas. Para descobrir se alguém está fazendo isso você terá que trabalhar com a companhia telefônica, além de investigar por si próprio.
Instruções
Descubra se o telefone está sendo grampeado (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)-
Ligue para a empresa que lhe fornece o serviço de telefonia. A companhia normalmente verifica a linha para você sem custo e lhe avisa se houver um dispositivo ilegal monitorando a linha telefônica. Além disso, ela notificará as autoridades responsáveis se alguma escuta ilegal for detectada.
-
Inspecione fisicamente a linha telefônica em casa, à procura de dispositivos que possam estar conectados a ela ou ligado às caixas de telefone no interior ou exterior da casa. Dois produtos que podem estar conectados à linha telefônica são o gravador e o dispositivo de rastreamento. O gravador registra os números discados, enquanto o dispositivo de rastreamento grava o número de chamadas recebidas. Qualquer um desses produtos pode ser usado legalmente por organizações estaduais ou federais, com uma ordem judicial, e por algumas companhias telefônicas.
-
Monitore a duração da bateria e a temperatura do telefone celular. Se o telefone estiver sendo grampeado, a bateria vai ter uma duração mais curta, porque a escuta vai utilizar a carga do telefone. Além disso, ela ficará quente, mesmo quando o telefone não estiver sendo utilizado.
-
Monitore o celular e procure perceber momentos em que luzes se acendam sem nenhuma razão aparente. Se isso ocorrer muitas vezes, o celular pode estar sendo grampeado.
-
Fique atento aos bipes e sons de cliques na linha de telefone quando você estiver em uma ligação. Embora esses ruídos nem sempre indiquem que a linha está grampeada em um telefone residencial, em uma linha de celular sim.
Ações
Dicas
- Esteja ciente de que se a companhia telefônica descobrir uma escuta legal na linha telefônica eles não irão notificá-lo. No entanto, você será avisado uma vez que ela legal for removida da linha, geralmente no prazo de 90 dias após essa remoção, pela organização que tem escutado as chamadas. Esta ação é exigida por lei.
- Ligue para as autoridades legais responsáveis se você encontrar um dispositivo na linha. Se o dispositivo for o resultado de uma escuta ilegal, eles serão capazes de fazer um relatório do mesmo e provavelmente descobrir o autor do crime, para que queixas possam ser apresentadas contra o indivíduo.
- Se você suspeitar que o telefone celular está sendo grampeado, a melhor ação a ser tomada é comprar um telefone celular com serviço pré-pago e ter cuidado para quem você dá o número. Esses números não são acessados tão facilmente por aqueles que grampeiam linhas.
- Você também pode remover a bateria do telefone celular quando o aparelho não estiver em uso, para impedir alguém de ter acesso à linha telefônica.
Aviso
- Qualquer um pode comprar equipamentos de vigilância que os permitirá ouvir telefonemas alheios. Isso inclui equipamentos que captam conversas através de sistemas de intercomunicação residenciais e babás eletrônicas. Na maior parte dos casos o equipamento não pode ser detectado.
- Além disso, há uma série de empresas que afirmam vender equipamentos que lhe permitem detectar escutas no telefone, mas que só detectam quando alguém escuta em uma extensão ou corta um fio de telefone na linha.