Contente
- Vestidos tradicionais do flamenco
- Vestidos de noiva tradicionais
- Vestidos de flamenco dos anos 1990
- Vestidos tradicionais em geral
A Espanha é famosa por suas indumentárias extravagantes e decorativas. As roupas tradicionais espanholas incluem os vestidos do flamenco, usados pelas mulheres ao apresentar a dança folclórica. São exigidos detalhes meticulosos no traje para garantir que a intérprete pareça autêntica. Valores tradicionais fortes também podem ser vistos em outros vestidos espanhóis, para ocasiões como casamentos.
A dança flamenca incorpora trajes vibrantes (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
Vestidos tradicionais do flamenco
Os vestidos tradicionais do flamenco, também conhecidos como "trajes de faraleas", são geralmente usados pelas mulheres que interpretam a dança flamenca. A roupa tem sempre um colorido vibrante e muitos babados, que rodopiam quando a dançarina se move pelo palco, somando-se à natureza espetacular da apresentação. Os vestidos costumam ostentar, também, babados de pregas estampados de poás ou bolinhas.
Vestidos de noiva tradicionais
Os vestidos de noiva tradicionais, que incorporam elementos do flamenco, são também comumente usados por mulheres espanholas no dia de seu casamento. Estes vestidos costumam ostentar babados e pregas nas cavas e na bainha. Os vestidos de noiva espanhóis são conhecidos por sua elegância, rigidez, austeridade e profusão de enfeites.
Vestidos de flamenco dos anos 1990
As variações mais modernas dos vestidos tradicionais de flamenco incluem as dos anos 90. Esta época distinta de mudança para esse traje levou a uma simplicidade maior nos vestidos. Foram removidos embelezamentos extravagantes e o vestido passou a envolver mais o corpo. Ele tornou-se, também, cada vez mais leve, arejado e sensual.
Vestidos tradicionais em geral
Os vestidos rodados eram tradicionalmente usados por mulheres por quase toda a Espanha, como um adorno comum. O vestido tradicional usual toma emprestadas algumas das formas do flamenco, como babados e cores vibrantes, mas a qualidade mais baixa do tecido faz dele uma roupa mais adequada para o dia a dia. Os vestidos se tornam ainda mais extravagantes durante os festivais e eventos locais, como um forte indício do status e da importância da pessoa.