Contente
WBEM ("Web-based Enterprise Management", Gestão empresarial baseada em web) é uma norma desenvolvida em várias plataformas para coletar a informação necessária para gerenciar diversas tecnologias. WBEM pode exibir a data e hora da última instalação ou execução de um software e exibir a mesma informação sobre o computador e outros dispositivos.
História
Um grupo de empresas, entre as quais se encontram a Microsoft, a Intel e a Cisco, desenvolveram a WBEM porque precisavam ter uma norma para acessar informações similares de tecnologias diferentes. Junto à DMTF ("Distributed Management Task Force", Força de trabalho de gerenciamento distribuído), a qual eventualmente se tornou o centro do desenvolvimento da WBEM, criaram o CIM ("Common Information Model", Modelo de informação comum). O CIM é um modelo independente da tecnologia para acessar a informação.
Componentes
O componente da especificação CIM define os requisitos sobre como a WBEM deve ser implementada, o que inclui os programas para uso na criação de modelos. O esquema CIM descreve o conteúdo dos modelos, indicando que informação deve ser incluída ou excluída.
Benefícios
Em uma oficina empresarial com centenas de impressoras, computadores e servidores de diferentes fabricantes, é difícil gerenciar e acompanhar os dispositivos sem usar WBEM. Com WBEM, esses dispositivos enviam modelos comuns que contêm informações do fabricante, versões ou o endereço IP de um repositório central, como um servidor, tornando mais fácil gerenciar todos os dispositivos com uma única estrutura.