Contente
O adenocarcinoma de tireoide canino é um tipo de câncer que é comum em cães e envolve a presença de tumores na glândula tireoide do seu cão. Se os sintomas de câncer são reconhecidos mais cedo, ele pode ser tratado de forma eficaz e o tempo de sobrevivência do cão afetado aumentará.
O adenocarcinoma de tireoide canino é um tipo de câncer que afeta a glândula tireoide (dog image by Ramona smiers from Fotolia.com)
Tipos
Existem dois tipos de tumores que aparecem na glândula tireoide do cachorro: os móveis e os fixos. Os tumores móveis não se espalham nos tecidos circundantes e podem ser facilmente removidos. Já os fixos, espalham-se nos tecidos vizinhos e são mais difíceis de ser removidos.
Causas
Uma das causas do adenocarcinoma de tireoide canino é a genética. Alguns cães são predispostos a esse tipo de câncer devido à estrutura genética. A idade é também um fator. Os cães mais velhos desenvolvem mais facilmente o câncer do que os mais jovens porque o número de células que se dividem dentro do corpo aumentam com a idade.
Sintomas
Se o seu cão tem adenocarcinoma de tireoide, você poderá notar vários sintomas como tosse excessiva, apetite reduzido, dificuldade de engolir, vômito, perda de peso e dificuldade de respirar. Além disso, pode haver uma protuberância no pescoço do animal.
Tratamento
O tipo de tratamento usado para o adenocarcinoma de tireoide dependerá do tipo de tumor que está presente na tireoide do seu cão. Se ele for do tipo móvel, que não invadiu outros órgãos, então a remoção cirúrgica é uma opção. Em alguns casos, ela pode ser seguida de irradiação de feixe externo e radioterapia para a cura completa do câncer. Se for do tipo fixo, que se espalhou para outros órgãos, então a única opção de tratamento é a quimioterapia ou radioterapia.
Prognóstico
De acordo com o "Vet info", um site dedicado às questões de animais de estimação, nove entre dez tumores de tireoide são malignos e difíceis de ser completamente removidos ou curados. Quanto mais o tumor permanece fixado na tireoide do cão, mais difícil é a remoção. A detecção precoce e o tratamento do tumor da tireoide aumentam a chance de um prognóstico melhor. Em alguns casos raros, os tumores desaparecem sem tratamento, entretanto, mesmo se eles aparentam não estarem mais lá, podem retornar.