Como os chineses antigos teciam a seda para fazer roupas?

Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 7 Abril 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
Como é feita a tecelagem manual- roupas à moda antiga
Vídeo: Como é feita a tecelagem manual- roupas à moda antiga

Contente

As roupas de seda foram inventadas pelos chineses antigos. Na verdade, a seda tornou-se tão valorizada na China que as pessoas começaram a pagar seus impostos com o tecido. As mulheres geralmente eram as fabricantes designadas da seda e seguiam um rígido processo de produção em um ambiente controlado. Os bichos-da-seda utilizados eram até mesmo mantidos longe de barulhos altos.


O processo de tecelagem da seda utilizado pelos chineses antigos era rígido e preciso (chinese fashion image by Liu xiang from Fotolia.com)

A história da seda chinesa

Hsi-Ling-Shih, esposa do Imperador Amarelo de 3000 a.C., inventou o tear e o cultivo do bicho-da-seda, de acordo com o mito e a lenda. Evidências arqueológicas de fitas, linhas, ferramentas de fiação e fragmentos de tecido foram datadas entre 7000 e 2300 a.C. No início, as roupas de seda só estavam disponíveis para o imperador e sua família. Durante o Período dos Reinos Combatentes (de 475 a 221 a.C.), entretanto, os produtos de seda tornaram-se disponíveis para a população geral. Durante o século 2 a.C., os chineses exportaram a seda para outros países pela primeira vez, e a seda tornou-se elemento essencial da economia chinesa.


Como a seda é fabricada

A seda chinesa crua é feita pelas larvas da mariposa cega Bombyx mori, que não consegue voar. Essa espécie é cultivada de uma mariposa selvagem exclusiva à China. As mariposas põem 500 ovos em uma semana e então morrem. Dos ovos eclodem 30.000 bichos-da-seda, que se alimentam de grandes quantidades de folhas de amoreira. Os casulos que essas larvas criam são o que dão origem à seda.

Processo de tecelagem da seda chinesa

Os chineses mantiveram o processo de tecelagem da seda, ou a sericicultura, como um segredo muito bem guardado durante dois mil anos. Os casulos do bicho-da-seda são mantidos em um lugar quente e seco por oito ou nove dias. Assá-los ou cozinhá-los no vapor mata as larvas. Os casulos são mergulhados em água morna para afrouxar os filamentos, que depois são enrolados em um carretel. De cinco a oito filamentos são fiados juntos para formar uma linha. O processo final é tecer as linhas para formar roupas.