Contente
Soldar é um procedimento delicado, principalmente se for realizado em um saxofone. Para soldar prata, o processo passo a passo é um pouco diferente do que para outros metais, além de exigir solda prata, ao contrário das soldas comuns, que derretem em temperaturas muito inferiores.
Instruções
Siga as orientações para soldar seu saxofone sem danificar o instrumento (NA/AbleStock.com/Getty Images)-
Inspecione a área a ser reparada. Ela deve estar livre de detritos e papéis ou objetos que podem pegar fogo. Uma mesa com topo em cerâmica é recomendada para o trabalho, apesar de que qualquer superfície de material não inflamável servirá. Para sua segurança, vista óculos e luvas de proteção; entretanto, certifique-se de que suas luvas não atrapalhem seu trabalho de reparos. Mantenha um tijolo de cerâmica por perto, para certos procedimentos, como ao soldar a linha de junção do sino ou a chave de guarda. Entretanto, para a maioria dos reparos você não conseguirá utilizá-lo pelas localizações serem de difícil acesso.
Limpe toda a área danificada do saxofone. Resíduos de sujeira, óleo e saliva podem evitar que a solda dure por muito tempo. Faça um corte prévio na solda no comprimento adequado; não a toque com seus dedos. Adicione a pasta para soldar usando um pincel -- use apenas uma pequena quantia para cobrir toda a área -- e aqueça-a com o maçarico até que a superfície fique com uma aparência de vidro. A pasta para solda ficará viscosa e pegajosa.
-
Comece com uma solda prata dura e coloque apenas a quantia necessária para cobrir a área danificada. Use o maçarico no produto. A prata derrete a 893,3 ºC. O cobre é a base do corpo da maioria dos saxofones, sendo que ele derrete a 1.082,7 ºC. Verifique os ajustes de temperatura no maçarico, para garantir que ele esteja regulado em 893,3 ºC, para não derreter ou danificar o corpo do instrumento. Lembre-se, se você derreter a superfície do metal, a solda não vai conseguir grudar no material.
Verifique se o metal está aquecido, para que ele e a solda alcancem a temperatura desejada simultaneamente. Não coloque a tocha diretamente na solda. Coloque-a sobre a junta, para que a solda percorra o caminho, sendo arrastada no local pelo aquecimento do fogo. Desligue o maçarico assim que a solda deslizar para a área de junção.
-
Usando sua garrafa com borrifador em spray cheia de água gelada, borrife a área, aguarde um momento e limpe o local. Verifique se ela está seca, antes de começar novamente.
Depois que a solda endurecer e se firmar, repita o processo com a solda média e novamente com a solda macia.
-
Teste a área consertada agarrando-a com o polegar e o dedo indicador e empurrando-a com força para os lados. A maioria dos reparos de saxofone ocorre nos locais das varas, sendo fácil de identificar e testar. Não aplique mais pressão do que a exercida normalmente na vara ou chaves quando se toca o instrumento.
Dicas
- Se estiver com dúvidas sobre o reparo, consulte um técnico especializado, para obter indicações.
Aviso
- Os maçaricos de solda são extremamente quentes e perigosos. Mantenha todos os itens inflamáveis longe da área de reparo e solda. Também tenha cuidado com o perigo de trabalhar com roupas frouxas e cabelo solto no local. Mantenha seu cabelo preso e as roupas bem justas ao corpo.
O que você precisa
- Superfície de trabalho de material não inflamável
- Tijolo cerâmico antichamas
- Solda prata: dura, média e macia
- Maçarico
- Pasta para soldar
- Garrafa com borrifador spray com água gelada
- Pincel pequeno