Como trabalhar na Copa 2014 como voluntário

Autor: Joan Hall
Data De Criação: 4 Janeiro 2021
Data De Atualização: 3 Dezembro 2024
Anonim
Como trabalhar na Copa 2014 como voluntário - Artigos
Como trabalhar na Copa 2014 como voluntário - Artigos

Contente

Já imaginou fazer parte da história do maior campeonato de futebol do planeta? A Copa do Mundo de 2014 já se aproxima e quem quiser contribuir para que o evento dê certo pode se inscrever para ser voluntário. O programa de voluntariado da FIFA já está com as inscrições fechadas, mas em breve será possível participar do processo seletivo do Governo Federal.


Em breve será possível se inscrever para o voluntariado do Governo Federal (Getty Images)

Programa Brasil Voluntário

O Brasil Voluntário é o programa de voluntariado do Governo Federal, gestionado pelo Ministério do Esporte. Ele foi criado para selecionar e treinar voluntários para a Copa das Confederações 2013 e para a Copa do Mundo 2014. A atuação dos voluntários será integrada com o voluntariado da FIFA, que já está com as inscrições fechadas. Quem fizer parte do programa poderá trabalhar em aeroportos, pontos turísticos, festas, entre outras partes desse grande evento.

O programa de voluntariado do Governo será integrado ao da FIFA (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Copa das Confederações

As inscrições para ser voluntário na Copa das Confederações 2013, que acontece em junho, já estão encerradas. O programa Brasil Voluntário recebeu 40.065 inscrições nessa primeira fase. Sete mil pessoas foram selecionadas para atuar nas seis cidades-sede e mais 4.500 voluntários de Brasília e do Rio de Janeiro vão trabalhar nas cerimônias de abertura e encerramento do evento. Os voluntários selecionados passam por um treinamento, recebendo informações sobre história e cultura das cidades-sede, hospitalidade, segurança e primeiros socorros.


O Rio de Janeiro será uma das cidades-sede da Copa das Confederações (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Copa do Mundo 2014

Logo depois da Copa das Confederações, um segundo processo seletivo vai selecionar mais voluntários para atuar nas doze cidades-sede da Copa do Mundo 2014. A expectativa é de selecionar e treinar cerca de 50 mil voluntários. Em cada cidade-sede (Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) os voluntários vão ajudar a atender os visitantes, além de outras funções na parte operacional do evento. Para participar, fique atento ao site do Programa Brasil Voluntário: www.brasilvoluntario.gov.br.>


Os voluntários terão tarefas como prestar assistência em aeroportos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Benefícios

Os voluntários não serão remunerados pelo trabalho, nem receberão ingressos especiais para os jogos. No entanto, os participantes terão alguns benefícios. Como se trata de um evento internacional, quem colaborar poderá entrar em contato com pessoas de outras culturas e ampliar as relações sociais. Também será uma oportunidade para aprender sobre cultura local, história do esporte, línguas estrangeiras e cultura de voluntariado. É uma chance para desenvolver o espírito de liderança e ter um diferencial no currículo. Por fim, os voluntários receberão certificado, uniforme, alimentação e um seguro de responsabilidade civil contra acidentes pessoais.

O treinamento será uma oportunidade para aprender sobre a cultura local (Kim Carson/Photodisc/Getty Images)

Quem pode colaborar

Para participar da primeira etapa de seleção, voltada para a Copa das Confederações, os pré-requisitos eram ter no mínimo 18 anos de idade, morar no Brasil e ter disponibilidade de horário durante o evento (o número de horas ou dias de trabalho não é especificado). Também foram considerados, no processo seletivo, outros fatores como conhecimento de idiomas, experiências anteriores com voluntariado, formação acadêmica, cursos e habilidades específicas. No entanto, quem for selecionado receberá treinamento para aprender a desempenhar a função designada e adquirir noções de inglês ou espanhol. As regras para o voluntariado na Copa do Mundo ainda não foram divulgadas, mas provavelmente serão as mesmas. Não é preciso ser morador de uma das cidades-sede para participar, mas o programa não cobre os gastos de transporte do participante até lá.

Conhecimento de línguas estrangeiras é uma vantagem, mas não é pré-requisito (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)