Contente
- Os finais dependem dos começos
- Brevidade é melhor
- Evite comentários maldosos
- Terminando a sua carta de despedida
Escrever e encerrar uma carta de despedida pode ser um desafio, mas mantê-la breve e focada minimiza as oportunidades para potenciais problemas e desentendimentos. Concluir a carta de forma firme encerra as suas ideias e apoia o conteúdo presente nas suas linhas. Faça uma conclusão utilizando um tom neutro, sem oportunidades implícitas para uma reaproximação.
Componha uma carta de despedida em um local tranquilo e sem distrações (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
Os finais dependem dos começos
Componha a conclusão de uma carta de separação baseada na razão para escrevê-la. Você está felicitando um amigo que está se mudando? A sua carta termina uma parceria romântica de longa data? Escreva um breve parágrafo conclusivo específico à natureza do seu relacionamento com o leitor. Verifique com o seu supervisor ou com o departamento de recursos humanos para modelos padrões ou sugestões ao escrever uma carta de despedida a um colega de trabalho.
Concluir uma carta de despedida para um amigo requer uma linguagem diferente do que para um colega de trabalho (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)Brevidade é melhor
Foque em se despedir. Evite concluir uma carta de separação com distrações que possam levantar falsas esperanças ou obscurecer o fato de que a sua carta está dizendo adeus. Utilize um tom neutro, evite gírias ou a utilização de palavras específicas ao seu relacionamento, como apelidos: "Nós compartilhamos nove anos como melhores amigos. Desejo-lhe tudo de bom enquanto avançamos em sentidos diferentes".
Componha uma conclusão desejando felicidades ao destinatário e agradecendo-o pelos seus momentos juntos, se for o caso. Conclua uma carta de despedida de negócios de uma forma semelhante, mas enfatize o valor da pessoa para a companhia: "Obrigado pelos seus seis anos de administração de projetos e competência de liderança".
Controlar as emoções previne consequências embaraçosas e remorsos (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)Evite comentários maldosos
Anule tentações de se envolver em uma escrita furiosa ou emocional. Anuncie o fim de uma maneira neutra e cortês. Não use palavrões ou palavras indelicadas e impulsivas. O seu objetivo é concluir um relacionamento da forma mais positiva possível. Escreva como se a carta venha a ser lida por outros; o destinatário pode vir a partilhá-la. Evite arrependimentos e complicações escrevendo e concluindo a sua carta de forma civilizada.
A conclusão de uma carta de despedida influencia a impressão final do destinatário sobre você (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
Terminando a sua carta de despedida
Escreva uma breve conclusão para a sua carta de separação. Evite incluir lembranças emotivas ou remorsos. Limite-a a uma única página e assine com um encerramento neutro, como "Atenciosamente". Desfechos carinhosos podem enviar mensagens confusas para amigos e ex-parceiros, e não são apropriados para terminar relações profissionais. Revise e melhore a sua carta em busca de erros gramaticais e falta de clareza. Retarde o seu envio se tiver dúvidas ou preocupações sobre os seus sentimentos ou o conteúdo da carta. Não envie uma carta de despedida a um destinatário que pode ser mentalmente instável ou capaz de violência.
Enviar uma carta de despedida marca o fim de um relacionamento (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)