Contente
Maçons se constituem em uma irmandade de homens de mesma linha de pensamento, que se reúnem para socializar e realizar trabalhos de caridade. Apesar de ter uma reputação de "sociedade secreta", eles podem revelar a sua adesão, se assim o quiserem. A própria sociedade mantém a identidade dos membros confidencial, no entanto encontrar ocasionalmente um companheiro maçom é um tanto desafiador. Seguem alguns passos básicos, que poderão ajudá-lo.
Instruções
Maçons usam apertos de mão para identificarem-se desde a Idade Média (handshake image by Anatoly Tiplyashin from Fotolia.com)-
Utilize o aperto de mão maçônico para descobrir se outro homem pertence à associação dos maçons. Se ele devolver o gesto, será um companheiro maçom. Você já conhecerá os cumprimentos, se você for um maçom.
-
Visite uma loja maçônica. Em uma nova região, contate a grande loja local, para descobrir os endereços das lojas próximas.
-
Pergunte a alguém se ele pertence à maçonaria. No livro "Freemasons for Dummies", o autor Christopher Hodapp diz que os maçons têm o código "2B1 ASK1" (código, em inglês, de "para ser um, pergunte a um"). Muitos maçons modernos admitem abertamente sua filiação.
-
Use um dos muitos códigos, senhas e perguntas que os maçons utilizam entre si, para identificar uns aos outros. Se receber a resposta correta, você encontrou um companheiro maçom.
-
Pesquise na internet, por outros membros da fraternidade. Como a maioria dos maçons agora fala abertamente sobre seus membros, muitas vezes você poderá encontrar informações sobre o seu estado, digitando o seu nome em um site de busca, como o Google, ou em uma rede social, como o Facebook, juntamente com uma palavra-chave, como "maçom".
-
Visite um fórum maçônico on-line para localizar outros maçons. Exemplos incluem "thefreemason.com", "masonforum.com" e "mastermason.com". Alguns usuários podem divulgar seus nomes e status imediatamente e publicamente, enquanto outros podem querer estabelecer laços de confiança antes de compartilhar informações pessoais.
Dicas
- Nunca pressione uma pessoa para obter informações além de uma pergunta simples. Os maçons têm o direito de manter sua filiação confidencial, se assim desejarem.