Contente
Varejistas perdem mais de U$13 bilhões de dólares em mercadorias nos Estados Unidos a cada ano devido ao furto em lojas, de acordo com a Associação Nacional de Prevenção ao Furto. Suas armas de escolha para lutar contra o roubo são etiquetas de segurança com sensores que disparam alertas para tentativas de remover os itens protegidos da loja.
Etiquetas de segurança se tornaram ferramentas de sobrevivência para varejistas (clothes shop image by Radu Razvan from Fotolia.com)
Componentes
Etiquetas e rótulos de segurança representam um componente da vigilância eletrônica de artigos (EAS), o sistema usado por lojas para barrar roubos. Etiquetas duras com sensores, tinta e parte magnética são feitas em tamanhos variados. Etiquetas macias incluem rótulos e adesivos anexados às mercadorias como também as etiquetas de origem costuradas na peças pelo fabricante. Os dispositivos para remover ou desativar as etiquetas, conhecidos como destacadores e desativadores respectivamente, fazem parte do segundo componente. Os detectores são o terceiro componente dos sistemas de segurança. Eles soam um alarme toda vez que uma etiqueta "ativada" que não foi removida ou neutralizada passar por eles.
Princípios básicos do detector
As lojas colocam os detectores EAS nas entradas. De acordo com a Associação para Identificação Automática e Mobilidade, um detector possui um transmissor e um receptor. Sinais enviado pelo transmissor em frequências definidas para o receptor estabelecem uma área de vigilância. Etiquetas vivas passando por essa área de segurança interrompem os sinais do detector, o que, em retorno, causa o detector a disparar o alarme. A etiquetas emitem sinais únicos reconhecidos pelos detectores para evitar alarmes falsos. A tecnologia EAS assegura que esses sinais não sejam replicados por outros meios.
Tipos de detectores
Os transmissores em um detector EAS implantam frequências de rádio, eletromagnéticas ou micro-ondas para sentir a presença da etiqueta de segurança. A etiqueta de segurança determina qual o tipo de detector a ser instalado pela loja. A seleção de detectores é baseada na frequência necessária para "ler" a etiqueta. Transmissores de varredura enviam um sinal que varia de 7.4 MHz a 8.8 MHz (milhões de ciclos por segundo). Detectores acústico-magnéticos transmitem sinais em pulso e incluem microcomputadores que identificam as informações das etiquetas. Detectores micro-ondas usam uma frequência baixa e alta para identificar as etiquetas, enquanto os detectores eletromagnéticos se baseiam em mudanças na polaridade dentro da área de vigilância causadas pela etiqueta de segurança.