Contente
Aprender uma segunda língua, particularmente quando você é mais velho, é, muitas vezes, mais difícil do que aprendê-la quando você ainda está no ensino fundamental. Porém, alguns jogos podem aumentar seu interesse em um determinado tema e, ao mesmo tempo, acelerar o aprendizado. A maioria dos jogos envolve brincadeiras em grupos, pois a interação entre pessoas é um elemento fundamental no processo de aprendizado do inglês.
Jogos melhoram e aceleram o aprendizado (Visage/Stockbyte/Getty Images)
Jogo do "Quem sou eu?"
Esse jogo permite que os jogadores aprendam a falar melhor inglês e facilita o diálogo entre os alunos na sala de aula. Escreva os nomes de pessoas famosas como "Miley Cyrus" ou "Michael Jordan" em pequenos pedaços de papel, certificando-se de que os nomes usados são de personalidades populares e reconhecidas. Prenda com alfinetes os papéis nas costas de cada jogador. Depois, cada um tem de fazer perguntas em inglês que os ajudem a adivinhar o nome da personalidade preso em suas costas. Observe, porém, que todas as questões devem ter respostas rápidas de "sim" ou "não". Aprender o inglês requer exercício constante, usando diálogos simples, o que é exatamente o que se pretende obter com esse jogo.
Jogo banana banana
Você pode fazer esse jogo após toda a turma ter terminado de aprender as palavras escolhidas para o dia. Escolha uma estória para a turma ler e destaque várias palavras, certificando-se de incluir uma definição para cada uma delas. Faça com que cada estudante escreva uma frase com uma das palavras escolhidas. Quando terminar o debate, faça uma lista de todas as palavras no quadro e peça a todos que as revisem por alguns minutos. Mande um aluno para fora da sala de aula e apague uma palavra do quadro. Explique que, à contagem de três, os alunos devem gritar "banana banana" para indicar que o aluno pode entrar na sala de novo. O aluno deve tentar nomear a palavra que foi apagada da lista.
Contar até oito
Esse jogo permite que os alunos vejam a palavra que o jogador anterior proferiu e pensem rápido. Primeiro, o professor junta um grupo de alunos; depois, coloca cada grupo alinhado na frente da turma. Em seguida, o professor deve pronunciar uma determinada palavra e o primeiro estudante de cada grupo deve pensar em uma palavra que comece com a última letra do vocábulo proferido pelo professor. Por exemplo: se o professor diz "maçã", o jogador pode dizer "abacaxi". O aluno deve pensar em uma palavra à contagem de oito palmas. O jogo continua até só restar um dos alunos de cada grupo. Se o jogador não encontrar a palavra certa após as oito palmas deve se sentar.