Contente
A cirurgia de tornozelo é recomendada para pessoas que sofreram lesões sérias nesta região. Muitas delas estão relacionadas à prática de esportes ou ocorrem por torções no tornozelo. A recuperação deste tipo de cirurgia dura cerca de oito semanas. Os pacientes devem seguir rigorosamente as recomendações médicas para não permanecerem imobilizados por ainda mais tempo. Os passos para a recuperação incluem repouso, medicação, prevenção de infeções e fisioterapia.
Instruções
A recuperação de uma cirurgia de tornozelo deve ser muito cuidadosa (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)-
Tome todas as medicações prescritas pelo ortopedista. Muitos pacientes submetidos a cirurgias de tornozelo contraem inflamações, e os medicamentos anti-inflamatórios ajudarão a diminuir a dor e o inchaço. Os antibióticos são administrados para prevenir infecções em cortes fechados por pontos ou suturas.
-
Aplique gelo na região operada conforme as instruções médicas. O tratamento com resfriamento ajuda a reduzir o inchaço.
-
A perna deve ser imobilizada por um gesso de fibra de vidro e mantida elevada. Seguir as recomendações médicas de repouso é indispensável para uma recuperação rápida. Para se locomover, peça a ajuda de amigos ou familiares ou utilize uma cadeira de rodas ou muletas.
-
Troque os curativos regularmente e limpe o corte para prevenir infecções. Se uma bactéria conseguir infectar o corte, sua recuperação será bem mais lenta, ainda mais se houver necessidade de drenar os fluidos provenientes da infecção.
-
Use a bota ortopédica indicada pelo médico para proteger a região. Quando o médico permitir que você fique em pé e pressione o tornozelo para andar, ainda será preciso utilizar a bota para prevenir infecções bacterianas pelo contato com o ambiente.
-
Siga o tratamento de fisioterapia recomendado por seu médico. A fisioterapia o ajudará a reaver a mobilidade e se recuperar totalmente da cirurgia no tornozelo. Este tratamento deve durar pelo menos três semanas.