Contente
Ao pintar paredes de fórmica, considere estes dois fatores: diferente do drywall e da madeira, a fórmica é um material não-poroso, o que torna difícil a adesão da tinta. Em segundo lugar, trata-se de um material liso e macio, onde a tinta tende a escorrer durante a aplicação. Antes de começar, saiba as técnicas apropriadas para evitar essas complicações e obter um acabamento bonito e durável.
Instruções
Raspe a parede de fórmica com uma lixa para que haja melhor adesão da tinta (sandpapier image by Thomas Aumann from Fotolia.com)-
Cubra o chão embaixo da parede de fórmica utilizando pedaços de pano.
-
Limpe as paredes de fórmica com sabão e uma escova. Enxágue todos os resíduos do sabão com panos molhados. Deixe-as secar.
-
Lixe a parede para uma melhor adesão da tinta, utilizando uma lixadeira de palma carregada com uma lixa 120. Lixe até sentir que a fórmica esteja levemente áspera.
-
Limpe a fórmica com uma flanela.
-
Aplique uma fina camada de primer usando um rolo. Suavize utilizando uma escova. Trabalhe rapidamente antes que ele seque. Observe atentamente a ocorrência de escorrimentos ou falhas no verniz, suavizando quaisquer defeitos com a escova.
-
Lave a escova com água. Deixe a fórmica secar por três horas.
-
Aplique duas camadas finas de tinta, da mesma forma como aplicou o primer. Deixe secar por duas horas entre cada camada.
Dicas
- A aplicação de tinta em excesso causará escorrimentos e falhas. Devido à superfície lisa da fórmica, aplique duas demãos finas de tinta. Não tente cobrir a parede com uma camada espessa.
Aviso
- Não utilize pedaços de pano no lugar da flanela, pois isso deixará poeira na superfície, interferindo na adesão da tinta.
- O sabão também pode interferir, portanto, remova todos os resíduos antes da aplicação do primer.
O que você precisa
- Detergente
- Escova grossa
- Pedaços de pano
- Lixadeira de palma
- Lixa 120
- Flanela
- Pedaços de tecidos pesados
- Balde de 20 L
- Espuma de rolo
- Rolo de arame
- Pincel de látex de 10 cm
- Primer de látex
- Tinta látex interior