Contente
Um balanço patrimonial é o demonstrativo da posição financeira de uma empresa em uma data específica. Nele estão detalhados os ativos, passivos e o patrimônio dos acionistas da empresa. Um balanço patrimonial pró-forma é um demonstrativo resumido muito utilizado em projeções. Uma empresa pode preparar vários demonstrativos pró-forma, cada um deles com números diferentes, para analisar as implicações financeiras de vários cenários ou estratégias comerciais.
Instruções
Balanços patrimoniais pró-forma podem ajudar a analisar os efeitos financeiros de oportunidades comerciais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Selecione a estratégia comercial (Estratégia 1) que será refletida nos números da sua planilha pró-forma. Escolha um nome para a estratégia e classifique sua planilha vazia de acordo com ele.
-
Escolha uma data futura na qual a estratégia será avaliada e digite-a no PFS. Certifique-se de que a estratégia tenha tempo suficiente para se desenvolver em suas projeções. Dois meses pode ser muito pouco. Um ano é um bom ponto de partida.
-
Calcule os valores de base, que são os valores reais para seus ativos, passivos e patrimônio dos acionistas, a partir dos seus documentos financeiros. Os valores de um balanço patrimonial atual podem ser utilizados como valores de base.
-
Projete novos valores para seus ativos, passivos e patrimônio dos acionistas com base na Estratégia 1. Considere como seus ativos e passivos serão modificados durante o período de tempo da sua projeção. Se você planeja vender um novo produto, haverá novos gastos com o inventário e potenciais despesas com remessa e publicidade. Por outro lado, haverá um aumento nas receitas das vendas. Digite todos os valores relevantes na sua planilha pró-forma. Salve seu PFS para a Estratégia 1.
-
Classifique uma nova planilha e repita o processo para cada nova estratégia ou período de tempo. Utilize todos os seus PFSs para comparar os diferentes cenários comerciais através da análise dos seus efeitos no balanço patrimonial e em itens como dinheiro em caixa, patrimônio dos acionistas, despesas de publicidade e lucros retidos.
O que você precisa
- Balanço patrimonial atual
- Planilha vazia
- Documentos financeiros demonstrando ativos
- Documentos financeiros demonstrando passivos
- Evidência de cotas de participação