Contente
A pressão do ponto de bolha determina o ponto em que se forma a primeira bolha de gás e existe um teste que usa a teoria do ponto de bolha para sistemas de filtragem.
A pressão do ponto de bolha determina quando as primeiras bolhas de gás serão formadas (bubbles image by Diana Wolfraum from Fotolia.com)
Definição
A pressão do ponto de bolha é definida como a pressão à qual a primeira bolha de gás surge enquanto a pressão em uma amostra de fluido diminui. O ponto de bolha é muitas vezes usado para filtrar a água através de membranas hidrofóbicas. Essas técnicas são utilizadas para a ventilação e filtração.
Teste do ponto de bolha
A teoria da pressão do ponto de bolha é frequentemente usada em um teste chamado "teste de ponto de bolha". De acordo com o site dos laboratórios Scott, esse teste é "concebido para determinar a que pressão um fluxo contínuo de bolhas é inicialmente visto a jusante de um filtro molhado sob pressão de gás". É realizado umedecendo, primeiramente, o filtro a ser testado com o solvente apropriado (água para filtros hidrófilos, álcool para filtros hidrofóbicos). O filtro molhado é colocado no local apropriado e a saída do regulador de pressão de ar comprimido é ligada à entrada do filtro de teste. Além disso, um pedaço de tubo flexível conecta a saída do filtro de teste a um copo cheio d'água. A partir da pressão zero, a pressão do filtro é aumentada gradualmente utilizando o regulador de pressão. A extremidade submersa do tubo é analisada quanto à produção de bolhas à medida que a pressão é aumentada lentamente em incrementos de 0,03 bar. O ponto de bolha do filtro de teste é alcançado quando as bolhas são produzidos a uma taxa constante.
Proposta
Esse teste é usado para estimar o tamanho dos poros dos filtros microporosos e para confirmar a integridade dos filtros de membrana de esterilização e sistemas de filtragem. O teste do ponto de bolha determina a pressão mínima necessária para forçar o líquido para fora dos poros, que é a medida do diâmetro do poro. "A pressão necessária para forçar o líquido para fora de um capilar de líquido deve ser suficiente para vencer a tensão superficial e é uma medida direta do diâmetro efetivo do tubo", segundo o site dos Laboratórios Scott. Com a obtenção dos resultados, uma série desses testes são realizados e os valores mais altos e estáveis dos ensaios realizados sobre os discos de membrana são considerados o ponto de bolha. A pressão é igual ou superior ao ponto de ebulição mínimo esperado. Uma vez que o teste tiver sido executado, se a pressão é superior ou igual ao ponto de bolha mínimo esperado, o filtro passa no teste de integridade. Se a pressão registrada for inferior ao ponto de ebulição mínimo, o filtro falhou no teste de integridade.