Quais são as características das massas de ar marítimas tropicais?

Autor: Virginia Floyd
Data De Criação: 7 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Junho 2024
Anonim
Quais são as características das massas de ar marítimas tropicais? - Artigos
Quais são as características das massas de ar marítimas tropicais? - Artigos

Contente

As massas de ar são fenômenos meteorológicos responsáveis ​​por afetar as condições climáticas. Elas são identificadas por classificações formais, incluindo a Ártica, Polar e Tropical. Subclassificações indicam áreas abaixo da massa de ar, de modo que uma classificação de "mT" indica uma massa de ar tropical marítimo, em que "m" refere-se ao tipo de área por baixo da massa de ar, e "T" indica que ela está localizada em uma latitude tropical.


Massa de ar tropical (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Ponto de orvalho alto

Pontos de orvalho são indicadores da quantidade de umidade no ar. Ele é expresso em termos da temperatura a que o ar teria de arrefecer, a fim de atingir o seu ponto de saturação. O ponto de orvalho de 21,1 ºC seria sentido como muito pegajoso e úmido para a maioria das pessoas. Massas de ar marítimas tropicais muitas vezes chegam a pontos de orvalho de 26,6 a 32,2 ºC no verão. O instrumento utilizado para medir esse ponto é conhecido como higrômetro.

Altas temperaturas

Massas de ar marítimas tropicais são caracterizadas por temperaturas elevadas. As regiões de origem dessas massas são as áreas oceânicas que ficam entre o Trópico de Câncer, no hemisfério norte, e o Trópico de Capricórnio, no hemisfério sul. As temperaturas do ar (em ºC) variam entre os 26,6 a 32,2 no verão e, mesmo no inverno, permanecem entre 21,1 e 26,6.


Alta umidade

A umidade descreve a capacidade do ar em manter a água na forma de vapor d'água. A medida em que a temperatura aumenta, a capacidade do ar para segurar a água aumenta. Ar a temperatura de 15,5 ºC pode conter 70% da água que poderia ser suportada a essa temperatura, assim teria uma umidade relativa (quantidade de vapor de água no ar, em relação à temperatura) de 70% a essa temperatura. Se a temperatura aumentasse para 26,6 ºC, a umidade relativa cairia para apenas 55%, como o ar em altas temperaturas pode suportar mais água, mas a quantidade efetiva de vapor de água no ar se manteve o mesma. Assim, 100% de umidade em 26,6 ºC significa que existe mais vapor de água no ar do que uma leitura de 100% de umidade em 15,5 ºC, pois em altas temperaturas a massa de ar pode conter mais vapor de água.

Como as temperaturas das massas de ar marítimas tropicais são altas, um nível de umidade elevado significa que há mais vapor de água no ar do que provavelmente poderia haver na mesma quantidade de ar, a temperaturas mais baixas, e isso é o que faz com que essas massas de ar deem a sensação pegajosa desconfortável nas pessoas. Massas de ar marítimas tropicais podem ter uma umidade relativa de 80% ou mais.