Contente
O doce popularmente conhecido como quebra-queixo é feito propositadamente para ser mais duro que o normal. Para isso, o segredo é deixar a mistura entre açúcar, água e coco bastante consistente. Além do suco de limão, que ajuda a fortalecer a calda. Semelhante à cocada, o quitute foi trazido ao Brasil pelos escravos angolanos para ser difundido especialmente na cultura nordestina e caipira. Nas festas juninas Brasil afora, o quebra-queixo é um dos doces mais lembrados, ao lado da paçoca e do pé de moleque. Conheça agora as melhores dicas para preparar essa delícia.
Instruções
O quebra-queixo tem quase a mesma consistência da casca de coco, por isso, cuidado na hora de mastigar (Mayya Morenko/iStock/Getty Images)-
O quebra-queixo é um prato relativamente fácil e barato de preparar. Para iniciar a receita, separe uma panela funda e coloque o açúcar, a água e o limão. Aqueça por um tempo aproximado entre cinco e dez minutos. Não esqueça de mexer a muito bem. O importante nessa etapa é verificar se todo o açúcar foi dissolvido. Quando isso acontecer, passe para o próximo passo.
-
Nesse ponto, o açúcar, o limão e a água devem ter formado uma calda. Quando isso acontecer, insira o coco e mexa bem. Deixe em fogo médio por um tempo aproximado entre 30 e 35 minutos.
-
O coco deve começar a fritar assim que a água evaporar. A cor do coco naturalmente vai ficar mais escura. Depois que isso acontecer, é hora de inserir uma xícara de chá de água. Mexa bem.
-
O segredo do quebra-queixo está nessa parte final. Para que tudo dê certo, verifique a consistência da mistura. Se achar que está muito dura, insira mais água e mexa bem na panela. Se estiver mole demais, deixe mais tempo no fogo até que fique mais seco.
-
Se a receita deu certo, o quebra-queixo estará completamente grudado ao fundo da panela. Isso quer dizer que ele adquiriu a consistência desejada, já que toda a água foi evaporada. Aqueça em fogo baixo apenas para que a mistura desgrude da panela. Espere esfriar e o prato está pronto para ser servido!
-
Depois de meia hora de preparo, a receita rende facilmente cerca de 15 a 20 porções. É ideal para festas infantis e juninas, onde a tradição do quebra queixo se mostra mais presente.
Dicas
- É possível fazer o quebra-queixo com sabores diferentes e sofisticados. Para isso, você pode inserir alguma polpa de fruta durante o processo. Raspas de laranja durante o cozimento dão um sabor mais cítrico à receita. Outra dica interessante é acrescentar o suco de um maracujá maduro durante o processo.
Aviso
- É importante não deixar o açúcar queimar para não arruinar a receita.
- O nome pode ser engraçado, mas vale a pena tomar precaução na hora de morder o quebra-queixo. Se estiver muito duro, deixe o prato fora da geladeira ou aqueça um pouco até que fique com melhor consistência.
O que você precisa
- 3 cocos (médios) ralados e grossos
- 500 g de açúcar comum
- 500 ml de água (para a calda)
- 1 xícara (chá) de água (para a mistura final)
- 3 colheres (chá) de suco de limão