Regras para banheiros comerciais para deficientes

Autor: Frank Hunt
Data De Criação: 19 Marchar 2021
Data De Atualização: 13 Poderia 2024
Anonim
Como são a barras no sanitário acessível. NBR 9050
Vídeo: Como são a barras no sanitário acessível. NBR 9050

Contente

Nos Estados Unidos, as regulamentações de acessibilidade para deficientes são feitas pelo governo federal, pela ADA (Organização de Americanos com Deficiência). As regulamentações da ADA foram feitas para garantir que todos os cidadãos tenham acesso a instalações públicas, independentemente de deficiências. Em se tratando de banheiros comerciais, a ADA lista diversas regras relacionadas a segurança, acesso e funcionamento.


Conheça algumas das regras para banheiros para deficientes

Tamanho e acesso

Banheiros comerciais devem ter portas de acesso de, no mínimo, 80 cm de largura. A porta não pode ter nenhuma barreira, de modo que os equipamentos do deficiente não interfiram na entrada e saída. Dentro desse espaço, deve haver um raio de 1,5 m livres, para que o cadeirante possa se mover em 360º dentro do banheiro.

Todos os banheiros públicos devem ter no mínimo uma cabine especial para deficientes e também é necessário uma cabine de deficiente para cada 6 cabines tradicionais. Cada cabine para deficientes deve ter 90 cm de largura, com uma porta que abra para fora para que os cadeirantes possam entrar. O vaso sanitário não pode ser maior do que 50 cm e deve haver duas barras de apoio aos lados do vaso para ajudar na transferência entre a cadeira e o mesmo.


Fixação e funcionamento

Todos os equipamentos e componentes operacionais devem ser facilmente manuseados, inclusive por pessoas que não tenham firmeza. Recomenda-se o uso de alavancas e botões de empurrar nas maçanetas. Pias e bancadas não podem ficar a mais de 85 cm do chão e devem ter profundidade de 70 cm para poder acomodar os cadeirantes. Um caminho livre de 75 cm de largura e 1,25 m de comprimento deve ligar a pia à porta. Se houver espelhos, a borda inferior não pode estar a mais do que 1 m do chão.

Chuveiros e banheiras

Em instalações que possuam chuveiros e banheiras, no mínimo um deve ser apropriado para os padrões da ADA. Para banheiras, é necessário haver uma área que permita a transferência fácil da cadeira de rodas para a banheira. É necessário haver barras de apoio, para que haja apoio, e não devem ser usados trilhos de metal nas bordas da banheira. Os boxes de chuveiro devem ter no mínimo 90 x 90 cm, além de ser equipados com uma mangueira de, no mínimo, 1,5 m. Todos os chuveiros ADA devem ter um banco para se sentar de, no máximo, 50 cm de altura. Esse assento deve ser montado no lado oposto ao lado onde estão os controles do chuveiro e deve ser do mesmo comprimento do box.