Contente
Tentar remover um curativo que está preso à ferida é doloroso e prejudicial ao processo de cicatrização. Às vezes se usa gaze para cobrir um machucado e outras vezes para envolvê-lo. A drenagem pode secar a gaze, fazendo com que o curativo grude à ferida. Essa adesão pode causar problemas, já que enquanto curam, os ferimentos se preenchem com novos tecidos, e remover impropriamente um curativo preso pode arrancar um pouco desse tecido saudável. Saber como fazê-lo adequadamente será mais confortável para a pessoa machucada e pode diminuir as demoras na cicatrização.
Instruções
Facilite a remoção das gazes de seus ferimentos com este tutorial (Photodisc/Photodisc/Getty Images)-
Lave as mãos com água de torneira e sabão antes de tentar remover o curativo da ferida. Seque-as bem.
-
Tome o seu remédio para dor prescrito antes de tentar remover a gaze seca, somente no caso de sentir qualquer dor.
-
Aplique soro fisiológico esterilizado ou água da torneira sobre a ferida. Para uma pequena ferida, molhe um aplicador com ponta de algodão ou um cotonete com água da torneira ou soro fisiológico estéril e esfregue-o sobre a parte presa do curativo. Para uma ferida de média a grande, despeje soro fisiológico estéril ou água da torneira diretamente sobre o curativo.
-
Com cuidado e delicadeza, tente levantar a gaze. Aplique mais água quando necessário para amolecer o curativo preso.
-
Descarte o curativo usado. Lave as mãos com sabão e água da torneira.
-
Limpe e volte a revestir a ferida como aconselhado pelo médico.
Dicas
- Converse com o seu médico sobre a utilização de um tipo diferente de curativo, como uma gaze não aderente, se tiver problemas para removê-lo.
Aviso
- Alguns tipos de curativo, como os "wet-to-dry", devem ser removidos quando secos. Se estiver usando esse tipo de curativo, contacte o seu médico para que o aconselhe sobre molhá-lo antes da remoção. Esse curativo destina-se ao desbridamento da ferida.
O que você precisa
- Água da torneira
- Sabão
- Medicação para a dor
- Aplicador com ponta de algodão ou cotonete
- Soro fisiológico esterilizado