Contente
A ulna é o osso que forma o antebraço, junto com o rádio. Segundo o website da eMedicine, a ulna distal é a parte da extremidade do osso que está próxima ao pulso.
De acordo com a Gale Encyclopedia of Medicine, uma subluxação de osso é um deslocamento ou uma desarticulação parcial de ossos que formam uma articulação. No caso de uma subluxação da ulna distal, a articulação envolvida é o pulso.
Uma subluxação da ulna distal pode ser simplesmente referida como deslocamento do pulso.
A ulna é um osso encontrado no antebraço (anconeus muscle image by patrimonio designs from Fotolia.com)Importância
O pulso é formado pelo radio distal e pela ulna distal, e também pelos ossos do carpo e as bases dos metacarpos, segundo eMedicine. O grau de mobilidade do pulso é determinado pelas condições de saúde da ulna distal e dos outros ossos envolvidos.
Causas e sintomas
Frequentemente provocado por um acidente, um movimento violento do pulso que excede o limite da articulação é a principal causa de subluxação da ulna distal, de acordo com a Gale Encyclopedia of Medicine. Embora as subluxações sejam frequentemente associadas com traumas, as vezes elas ocorrem como resultado de uma doença que está afetando a articulação.
Durante uma subluxação, ocorre ruptura dos ligamentos (estruturas responsáveis por conectar o músculo ao osso). Após o trauma, a articulação incha e se torna sensível, principalmente se uma pressão for aplicada (indica sensibilidade).
Diagnóstico
Segundo eMedicine, um diagnóstico completo do deslocamento da ulna distal é realizado através da retirada do histórico do paciente, exame físico e radiografia.
Porém, outros métodos como escaneamento ósseo, tomografia computadorizada e ultrassonografia também são indicados , em casos de difícil diagnóstico.
Tratamento
Após a subluxação, é aconselhável cobrir o pulso com gelo imediatamente para auxiliar no controle do inchaço e na redução da dor, de acordo com a Gale Encyclopedia of Medicine. Também é importante imobilizar a articulação. Enquanto esses procedimentos cruciais de primeiros socorros são realizados, o paciente deve procurar um médico para obter um diagnóstico e tratamento adequado.
Prevenção
Alguns indivíduos são mais propícios a terem uma subluxação do pulso do que outros. Aqueles que estão envolvidos com esportes ativos ou trabalho pesado devem proteger seus pulsos utilizando rolo de bandagem elástica, segundo a Gale Encyclopedia of Medicine. Subluxações recorrentes podem ser prevenidas quando a quantidade de tempo adequada para a cura da injúria do pulso é levada em conta. Esse período geralmente envolve uma imobilização completa da articulação, algumas vezes através de gesso calcinado.