Contente
Dentro da indústria têxtil, os tecidos são classificados em duas categorias: natural e artificial. Os tecidos naturais são feitos com material de formação natural, como algodão, lã, linho ou seda. Os artificiais são tipicamente feitos de filamentos líquidos, que depois são transformados em fibras. O tecido de acetato é um tecido artificial especializado que deriva de fontes naturais.
O tecido de acetato é um tipo de tecido artificial (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
Como é feito
Os tecidos de acetato são feitos a partir da polpa de madeira e ao longo do processo de criação a polpa é combinada com anidrido acético. Uma vez combinados, pequenos flocos se formam. É a partir deles que o tecido é criado. O procedimento para fazer tecido de acetato foi apresentado pela primeira vez em 1865, por Paul Schutzenberger; porém foi patenteado por Edward Bevan e Charles Cross, em 1894. Essa substância não foi produzida como tecido até 1919, quando desenvolvedores criaram a celanese, que era um fio de acetato.
Usos
O tecido de acetato se parece com seda; porém não tem a mesma textura ou a sensibilidade da seda natural. Devido às suas propriedades, o tecido é resistente a água, não encolhe nem amassa com facilidade. Ele pode ser usado em casacos, camisas, jaquetas, lençóis e cortinas. Por conta da flexibilidade do acetato, pode ser usado de forma similar à seda ou ao poliéster. O tecido de acetato pode ser tingido de praticamente qualquer cor e ser costurado junto com outros tecidos naturais e artificiais.
Cuidados
Devido aos compostos do tecido de acetato, ele deve ser cuidado apropriadamente, para garantir que sua durabilidade e cor mantenham-se por muitos anos. Considerando que o tecido de acetato não absorve umidade, a maioria das roupas é de limpeza a seco. Roupas tricotadas com esse material podem ser lavadas à mão, com água morna. Use detergente suave ou sabão e esfregue a roupa suavemente. Após lavá-la, coloque-a em uma superfície plana e deixe-a secar.
Avisos
Embora o tecido de acetato seja durável até certo ponto, ele precisa ser tratado corretamente, para evitar danos à integridade da fibra. Se o tecido tiver contato com esmalte ou removedor de esmaltes, ele derreterá; então guarde o tecido longe dos produtos citados e não pinte as unhas ou remova esmalte enquanto estiver usando roupas de acetato. O site Fabrics.net afirma, no artigo "Tecidos artificiais", que álcool também derrete o tecido de acetato, então tenha cuidado ao ingerir bebidas alcoólicas ou borrifar certos perfumes diretamente no tecido.