Contente
Apesar de ser mais fácil comprar o primeiro par de botas para um recém-nascido, é sempre mais divertido tricotá-las (nas cores pastel da moda) e dar como um presente no chá de bebê. Essas instruções são para tricotar um par de botas de bebê para um bebê de aproximadamente seis meses.
Instruções
Aprenda a tricotar botas para bebês (Visage/Stockbyte/Getty Images)-
Escolha uma linha macia e leve em uma cor pastel sólida ou estampada adequada para bebês. Mesmo que as instruções exijam apenas um novelo, é sempre bom comprar uma a mais para o caso de faltar. Tricote um pequeno quadrado para ter certeza de que a amostra fique certa. Amostra: 15 pontos = cinco centímetros, 15 carreiras = cinco centímetros.
-
Monte 34 pontos na agulha. Faça 22 pontos meia na primeira carreira. Vire as agulhas e, na carreira 2, faça apenas 10 pontos. Faça 10 pontos para a carreira três. Continue até ficar com apenas 14 carreiras, formando o que é chamado de ponto musgo.
Passo 2 -
Faça o pé da bota para o bebê juntando e tricotando os 12 pontos que sobraram na agulha esquerda em apenas uma carreira. Para a próxima, faça 12 pontos meia. Faça isso tricotando através do primeiro ponto de cada carreira nas bordas da sola do pé (que você acaba de terminar). Continue fazendo mais 10 pontos a partir da sola (pegando das bordas e fazendo 14 pontos) do outro lado da mesma. Na próxima carreira, faça 12 pontos, continuando a partir do primeiro ponto de cada uma das 14 carreiras da borda. Faça mais 10 pontos da sola e então repita os 14 pontos na borda. Faça os 12 pontos restantes. Isto deverá resultar em um total de 62 pontos tricotados para a sola da bota. Continue fazendo o ponto musgo como antes até que tenha três centímetros ou nove carreiras no total.
Botas para bebês -
Termine de tricotar as botas lentamente fazendo diminuições nas próximas três carreiras. Carreira 1: Diminua fazendo dois pontos juntos, mais 27 pontos e dois juntos duas vezes, mais 27, e mais dois juntos. (restando 58 pontos) Carreira 2: Faça dois pontos juntos, mais 25 pontos e novamente dois juntos. (restando 54 pontos) Carreira 3: Faça dois pontos juntos, faça dois juntos duas vezes, mais 23 pontos, e então mais dois juntos. (sobrando 50 pontos). Arremate.
-
Faça as alças montando 32 pontos e fazendo duas carreiras. Na terceira, faça dois pontos e faça uma laçada, criando uma casa para botão. Faça dois pontos juntos e continue até o fim da carreira. Faça mais uma carreira e arremate. Faça a segunda alça trabalhando a casa para botão quando chegar no fim da carreira.
-
Termine a peça colocando-a em uma tábua de passar. Coloque uma toalha bem úmida ou um pano úmido limpo sobre ela e passe a ferro quente. Passar a peça faz com que ela fique mais lisa e plana, facilitando que seja costurada e que tenha pontos iguais.
-
Use linha e agulha para costurar os pontos da parte de trás. Então, costure os 12 pontos centrais dos pontos montados para a alça até os 12 pontos montados no centro da parte de trás. Finalize costurando a outra alça no botão, da mesma forma, mas do lado oposto. Deixe-a de lado, para esfriar.
Dicas
- Bebês crescem muito rápido. É sempre melhor fazer as botas de um tamanho um pouco maior, do que fazê-las em um que possa não servir depois de um mês.
- Botas menores são ótimas para bebês dormirem. Cobertores não são seguros para bebês, mas estas botinhas vão manter seus pés quentes.
O que você precisa
- Agulha de tricô de 2,25 mm
- Tesoura pequena
- Régua
- Um novelo de linha
- Lápis e papel