Contente
Os tumores fibrosos ovarianos geralmente são benignos e o prognósticos das mulheres que os possuem são bons. No entanto, diagnosticar o tumor pode ser difícil até que a massa cresça e o paciente comece a demonstrar os sintomas.
Tumor fibroso
Tumores fibrosos ovarianos são tumores sólidos benignos (não cancerígenos) e feitos de tecido fibroso. Eles variam de formato, tamanho e crescem devagar.
Causa da fibrose
Não foi descoberta a causa, mas de acordo com o site Uterine-fibroids.org, a maioria dos tumores aparecem durante os anos reprodutivos da mulher, quando o estrogênio também aparece.
Detectando as fibroses
Como os tumores fibrosos ovarianos crescem devagar, eles são difíceis de detectar. Muitos são encontrados acidentalmente durante um ultra-som pélvico ou laparotomia. Com grandes fibroses, os pacientes podem ter dores abdominais, o que pode levar a detecção do tumor fibroso ovariano.
Fatores de risco
De acordo com um artigo publicado no Portalesmedicos.com pelo Dr. Peter Baffoe, a maioria dos tumores fibrosos ovarianos ocorrem em mulheres que passaram da menopausa. Nesse estudo, a idade média das mulheres diagnosticadas com o problema era de 45 anos.
Tratamento
Caso o tumor fibroso ovariano seja pequeno, pode não ser necessário o tratamento, a menos que comece a crescer. Caso eles sejam maiores, uma histerectomia pode ser feita, se o paciente apresentar dores ou sangramento.