Contente
Cristiano Ronaldo foi considerado o melhor jogador de futebol do mundo. Alçou fama internacional e, em janeiro de 2011, era a estrela do Real Madrid. A ascensão de Cristiano Ronaldo ao estrelato começou com uma infância humilde em uma pequena cidade insular portuguesa.
Cristiano Ronaldo cresceu em uma ilha portuguesa (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
Infância
Cristiano Ronaldo nasceu em 5 de fevereiro de 1985 em Madeira, Portugal. A cidade fica em uma pequena ilha a oeste da costa portuguesa. Seu nome completo é Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro. "Ronaldo" foi escolhido em homenagem ao ator Ronald Regan, um dos favoritos de seu pai. Ele era o caçula de uma família da classe trabalhadora e enfrentou algumas dificuldades decorrentes do alcoolismo do seu genitor.
Início no esporte
Ronaldo se envolveu com o futebol aos oito anos, pois seu pai era o responsável pelos uniformes de um time mirim. Logo, o menino começou a impressionar os outros com seu talento para o esporte. De acordo com o seu padrinho, ele jogava bola todo o tempo que era possível. Seu talento e entusiasmo pelo esporte chamaram a atenção de dois grandes clubes de Madeira quando ele ainda tinha dez anos. Aos 11, Ronaldo deixou sua cidade natal em Madeira para frequentar a academia Alcochete do Sporting Club de Portugal, em Lisboa.
Ascenção à fama
Enquanto jogava em um time da sua cidade em 2001, quando compunha o elenco do Sporting Portugal, Ronaldo fortaleceu sua reputação de excelente atleta. Aos 16 anos, Ronaldo atraiu ainda mais atenção com seus excelentes passes em um jogo contra o Manchester United. Isso fez com que alguns jogadores desse clube pressionassem seu treinador para contratar Cristiano Ronaldo. No fim, o clube ofereceu ao jovem um contrato no valor de 12 milhões de libras (aproximadamente R$ 36 milhões).
Futebol profissional
A primeira partida da jovem promessa pelo Manchester United foi contra o Bolton Wanderers, que foi muito bem recebido pelos torcedores do time. No começo, Cristiano Ronaldo enfrentou algumas críticas ao seu estilo, tido como extravagante, e pelas muitas simulações que praticava. Contudo, o tempo provou que Cristiano Ronaldo era um jogador profissional mais que capaz.
Sucesso
Um dos primeiros grandes sucessos da carreira de Ronaldo foi ajudando o Manchester United a vencer a FA Cup em 2004, marcando três gols em uma partida. Desde então, Ronaldo foi votado Jovem Jogador do ano três vezes e jogador do ano uma vez. Em 2011, Ronaldo era o jogador de futebol mais bem pago do mundo, ganhando 80 milhões de libras (R$ 238 milhões) por um contrato de seis meses com o Real Madrid.