Contente
A adição de dióxido de carbono é o que faz com que o club soda ou a água com gás borbulhem. O dióxido de carbono dá à água um sabor mais intenso, além de funcionar como conservante.
O club soda e a água com gás são bebidas gaseificadas (golden sparkling water image by Alexey Klementiev from Fotolia.com)
Origem
A água com gás foi descoberta nas nascentes de água mineral de Niederseltsers, na Alemanha. Atualmente, ela é simplesmente uma água mineral com infusão artificial de dióxido de carbono. O club soda, que também é artificialmente gaseificado, surgiu como uma bebida popular no final do século 19, e tornou-se o precursor dos refrigerantes.
Ingredientes
A água com gás não tem aditivos. Já no club soda, são adicionados bicarbonato de sódio, cloreto de sódio, fosfato de sódio e citrato de sódio para cortar a acidez da água. Sabores, como lima-limão ou frutas vermelhas, também são adicionados com frequência à bebida.
Uso
Ambos são usados para diluir e dar efeito efervescente em coquetéis. O club soda é famoso por ser uma alternativa refrescante, sem açúcar e saudável aos refrigerantes.
Saúde
A água com gás e o club soda não representam risco significante para a saúde.
Conclusão
Tanto a água com gás quanto o club soda são praticamente iguais em composição. O que os diferencia é a adição de sais alcalinos e sabor ao club soda.