Contente
Muitas pessoas precisam tomar medicamentos regularmente, por longos ou curtos períodos, mas a maior parte dos remédios têm efeitos colaterais, sobretudo se tomados por muito tempo. Um desses remédios é o anti-inflamatório Naproxeno, que, embora tenha muitos benefícios, pode trazer alguns problemas se tomado durante muito tempo.
Remédios têm efeitos colaterais (Tom Le Goff/Digital Vision/Getty Images)
O que é o Naproxeno?
O Naproxeno ajuda a reduzir inflamações e inchaços ao inibir certos hormônios que os produzem e é um tipo de droga anti-inflamatória não esteroide (NSAID, na sigla em inglês), que pode ser tomada por muito tempo e por várias razões diferentes.
Benefícios
O Naproxeno costuma ser prescrito para problemas dentários, artrites, tendinites e inflamações musculares, além de poder ser usado para tratar dores de cabeça e nas costas e inchaços das extremidades devido a causas diversas. Ele ainda ajuda a reduzir a dor causada por inchaços e inflamações e combate a febre.
Período de tempo
O Naproxeno costuma ser prescrito por períodos curtos, mas pode também ser usado por períodos maiores, para tratar doenças como artrite, sob supervisão médica. Mas os médicos evitem fazê-lo, pois, a longo prazo, o uso do Naproxeno pode trazer problemas.
Efeitos colaterais
O Naproxeno pode causar sérios efeitos colaterais, sobretudo quando tomado por muito tempo. Ele é pesado para o rins, o estômago e o fígado, podendo causar hepatite, que consiste na paralisação deste órgão. Além disso, ele afeta o coração, podendo causar infarto, ataque cardíaco e derrame, assim como hemorragia no estômago, úlceras e outros problemas gastrointestinais. Por fim, pode ocorrer choque anafilático, assim como com a maior parte dos medicamentos.
Considerações
Ao tomar Naproxeno, você deve seguir as recomendações do médico e jamais tomar mais que o prescrito. Conte a ele sobre todos os remédios que está tomando, para que não haja risco de interações medicamentosas. Não parta nem mastigue o comprimido e tome-o junto com as refeições para evitar danos ao estômago. Se sentir mudanças no seu estado, converse com o médico.