Contente
O VirtualBox é um programa usado para criar máquinas virtuais. Depois de instalá-lo no seu computador, você poderá usá-lo para executar um sistema operacional completamente diferente, por exemplo, Windows em um Mac ou Apple em um computador com Linux. Com o VirtualBox, você pode executar mais de um sistema operacional ao mesmo tempo ou trabalhar com um que não seja suportado pelo hardware atual, como o DOS.
Use o SDK para interagir com uma máquina virtual de VirtualBox na sua linguagem de programação preferida (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
SDK
Ao fazer o download do VirtualBox, você baixa também um SDK (Software Developers Kit, "Kit para Desenvolvedores de Software") para digitar um código que interaja com a máquina virtual. O SDK contém arquivos de texto e documentação que funcionarão independentemente da plataforma. Se você precisar de um pacote para uma plataforma específica, deverá encomendá-la de forma separada. O SDK funciona com a API (Application Programming Interface, "Interface de Programação de Aplicativos") do VirtualBox, o que lhe permite configurar, iniciar e deter o VirtualBox e obter estatísticas de desempenho sobre o quão bem funciona o software que você desenvolver.
Instalação
O primeiro passo para configurar o SDK é instalar os componentes da máquina virtual, que são de código aberto e download gratuito, e iniciar o VirtualBox. Para iniciar o programa no Windows, acesse o menu Programas e clique em "Start" (Iniciar) no elemento de menu VirtualBox. Em um Mac, abra a pasta de aplicativos e dê um clique duplo no "VirtualBox". Em Linux, você encontrará o VirtualBox no grupo "Sistema" ou "Ferramentas do sistema" do menu "Aplicativos".
API
Há duas formas de fazer com que o SDK interaja com a API. O VirtualBox inclui um mecanismo COM (Component Object Model, "Modelo de Objetos de Componentes"), que lhe permitirá usar a API se você for proficiente em uma linguagem de programação, como Java, Visual Basic ou C++, que funcione com COM. A alternativa é encomendar o serviço Web do VirtualBox, que lhe permitirá "mapear" a API inteira. Você pode usar o serviço com qualquer linguagem de programação que inclua a "Web Service Definition Language" ("linguagem de definição de serviços Web"), tais como Java, C++, Python, PHP e Perl.
Configuração do SDK
Os passos exatos para configurar o SDK dependerão do que você estiver usando: uma abordagem COM ou o serviço Web, e com qual linguagem estiver trabalhando. Se você quiser usar o serviço Web com o Python, por exemplo, deverá instalar a implementação Python's ZSI SOAP no seu computador para poder executar código no SDK. Se você usar Python com o COM, por outro lado, funcionará melhor sem o SOAP. A Oracle fornece detalhes sobre as diferentes opções de instalação.