Contente
Os hormônios são substâncias químicas produzidas no corpo que afetam processos, como o metabolismo, o crescimento e o desenvolvimento. Em alguns casos, as ações dos hormônios podem causar aumento na frequência cardíaca.
Vários hormônios afetam a frequência cardíaca (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Hormônios tireoidianos
Em alguns indivíduos, a hiperprodução dos hormônios T3 e T4 na glândula tireoide pode levar a uma condição conhecida como hipertireoidismo, de acordo com o EndocrineWeb. A frequência cardíaca aumentada é um sinal dessa condição.
Epinefrina
O University of Maryland Medical Center relata que a epinefrina (adrenalina) – um hormônio secretado pelas glândulas adrenais – pode aumentar a frequência cardíaca, além de aumentar a força das contrações do coração.
Estrogênio e perimenopausa
Durante a perimenopausa (os anos que antecedem a menopausa), a diminuição do hormônio estrogênio pode incitar aumento na frequência cardíaca, de acordo com a Cleveland Clinic. Efeitos adicionais da redução dos níveis desse hormônio incluem batimentos cardíacos irregulares e forçados (palpitações) e outras irregularidades de ritmo cardíaco (arritmias).
Estrogênio e menopausa
A Cleveland Clinic nota que o declínio de estrogênio associado com a menopausa pode causar palpitações e arritmias, além de dor torácica espasmódica.
Considerações
Os sintomas de hipertireoidismo podem aparecer de forma tão gradual que eles podem passar despercebidos até que a condição fique bastante avançada, nota o site EndocrineWeb.