Contente
- Caspa
- Pele seca e pruridos
- Dermatite seborreica
- Infecções bacterianas
- Psoríase no couro cabeludo
- Calvície
À medida que envelhecem, os idosos tendem a apresentar problemas no couro cabeludo mais frequentes, mais persistentes e, às vezes, mais graves. Geralmente, eles possuem menos cabelo para proteger o couro cabeludo ou têm um histórico de exposição ao sol, ao vento, a produtos capilares agressivos ou a produtos químicos no ambiente. A pele seca também pode ser desencadeada por problemas de saúde subjacentes ou por medicamentos.
Quais problemas no couro cabeludo são comuns em idosos? (Christopher Robbins/Photodisc/Getty Images)
Caspa
A caspa continua sendo um dos problemas no couro cabeludo mais comuns, independentemente da idade. Como o couro cabeludo torna-se mais sensível conforme as pessoas envelhecem, os xampus medicamentosos podem até mesmo provocar mais caspa.
Pele seca e pruridos
Em idosos, a pele seca, ou xerose, significa que é necessário hidratar o couro cabeludo. Os pruridos, frequentemente associados à xerose, causam muita coceira e não são solucionados com pomadas ou cremes. Ambos os problemas de saúde podem indicar doenças subjacentes.
Dermatite seborreica
Se não forem devidamente tratadas, a caspa e a xerose tendem a provocar a dermatite seborreica. Os sintomas incluem manchas vermelhas ou de aparência gordurosa na linha do couro cabeludo. Os xampus medicamentosos e as medicações tópicas ajudam, mas o problema pode surgir novamente.
Infecções bacterianas
Se o tratamento da xerose, da caspa ou da dermatite seborreica for negligenciado, isso pode resultar em infecções bacterianas no pescoço e no couro cabeludo, possibilitando o surgimento de furúnculos e carbúnculos, que são graves e devem ser tratados por um médico.
Psoríase no couro cabeludo
As escamas brilhantes da psoríase no couro cabeludo ocorrem perto da linha do cabelo e das orelhas. A descamação constante de células mortas da pele assemelha-se à caspa crônica. Alguns casos de psoríase são tratáveis com cremes vendidos sem prescrição ou xampus, mas as formas mais graves normalmente necessitam de medicamentos prescritos e tratamentos por meio de raios ultravioleta.
Calvície
A causa mais comum da calvície é a hereditariedade, embora ela também seja causada por doenças, efeitos colaterais de medicamentos e de quimioterapia e radioterapia. O couro cabeludo calvo recebe menos proteção, o que pode resultar em pele seca e caspa.