Contente
Nomeadas a partir de um termo hindi que significa "amarrar", as bandanas ganharam popularidade no Velho Oeste como um método de manter o suor e a poeira longe do rosto. Hoje em dia, elas são associadas a muitos grupos sociais diferentes, incluindo membros de gangues, criminosos e fãs de rock. Embora a cor do lenço seja importante para a identificação do usuário, a sua colocação é também uma representação fundamental do grupo do indivíduo.
A cor da bandana representa a associação a um grupo (Bandanas image by Jim Mills from Fotolia.com)
Associação a gangues
Segundo o site ShannonsCorner, as bandanas são muitas vezes utilizadas para representar gangues. As cores mais populares em bandanas de gangue são vermelho, azul, preto, branco, cinza e amarelo. Elas podem ser usadas na cabeça ou saindo de um bolso da calça, que também tem o mesmo significado (veja Referência 1, páginas 5 e 34).
Bloods e Crips
De acordo com o site StreetGangs, os Crips foram o primeiro grupo a utilizar uma cor de bandana para filiação na década de 1970. Eles usavam bandanas azuis, o que fez com que sua gangue rival, os Bloods, escolhessem a cor oposta (vermelho) para intimidar os membros da Crips.
Código do lenço
Na comunidade homossexual, bandanas coloridas podem ser usadas em bares ou situações sociais para representar seu fetiche sexual ou seu status de relacionamento. As bandanas listradas simbolizamuma certa preferência étnica, enquanto a cor e o padrão das combinações podem significar a disposição do usuário para executar um determinado ato sexual. A colocação da bandana também tem significado em termos de preferência sexual. Popular na década de 1970 entre a comunidade gay e usado ainda hoje, o "código de lenço", como é conhecido, também é utilizado pela comunidade mainstream.
Fora-da-lei
No Velho Oeste, o uso de uma bandana colorida era socialmente associado a criminosos, de acordo com o site Retroland. Essa conotação surgiu depois que os bandidos começaram a usá-las para evitar serem reconhecidos. Antes disso, as bandanas usadas no rosto tinham a função de proteção contra a poeira e a sujeira.
Cores dos fãs de rock
Na década de 1980, diferentes bandanas coloridas foram usadas para representar preferências musicais. Segundo o site Retroland, logos de bandas como Ozzy, Pink Floyd e Def Leppard eram comuns em bandanas coloridas, que geralmente eram usados ao redor do pescoço ou na testa.