Contente
Um triângulo isósceles tem dois lados iguais e um diferente, chamado base. A linha perpendicular que liga a base ao ponto em que os dois lados se encontram é a altura. A altura corta a base e o triângulo isósceles ao meio para formar dois triângulos retângulos dentro do primeiro – em que cada um dos lados forma a hipotenusa. Se você não souber a altura do triângulo isósceles, uma maneira de encontrar o comprimento de um lado é usando trigonometria, caso conheça a base e um dos ângulos entre a base e o lado.
Instruções
A hipotenusa é o lado oposto ao ângulo reto de um triângulo retângulo (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)-
Determine a base de um triângulo isósceles e um dos ângulos entre o lado e a base. Por exemplo, suponha que a base de um triângulo isósceles é de 49 cm e o ângulo entre a base e o lado é de 30º.
-
Divida o comprimento da base por dois. Isso representará um dos lados de um dos triângulos retângulos no triângulo isósceles. No exemplo, divida 49 cm por 2, resultando em 24,5 cm.
-
Substitua o resultado pelo lado "adjacente" e substitua o ângulo na equação do cosseno, que é: cos(ângulo) = adjacente/hipotenusa. Na equação, "cos" representa a função trigonométrica do cosseno; "ângulo" representa o ângulo de um triângulo retângulo, "adjacente" representa o lado que é adjacente ao ângulo; "hipotenusa" representa o lado do triângulo em frente ao ângulo reto. No exemplo, substitua o resultado e o ângulo, resultando em cos (30) = 24,5/hipotenusa.
-
Calcule o cosseno do ângulo em uma calculadora científica. No exemplo, o cosseno de 30º é 0,87. Isso fica 0,87 = 24,5/hipotenusa.
-
Divida o número do lado direito da equação pelo número do lado esquerdo para encontrar o valor da hipotenusa. No exemplo, 24,5 dividido por 0,87 é igual a 28,2. Esse é o comprimento da hipotenusa, que é também o comprimento do lado do triângulo isósceles.