Como fazer moldes de fundição

Autor: Janice Evans
Data De Criação: 26 Julho 2021
Data De Atualização: 17 Novembro 2024
Anonim
Como fazer moldes de fundição - Artigos
Como fazer moldes de fundição - Artigos

Contente

A maioria das aplicações de artesanato usará um dos modernos líquidos que contêm borracha, para a fabricação de moldes. Borracha é durável, permite várias modelagens a partir do mesmo molde e é compatível com a maioria dos materiais utilizados para modelagens e processos. É possível reproduzir incríveis texturas de superfícies e detalhes de formatos nos mais complexos modelos. O polímero é leve, pode ser utilizado para fazer modelos no lugar de elementos arquitetônicos e vários outros objetos.


Instruções

Caldeira utilizada para o derretimento do metal a se fundir (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Encontre ou crie um modelo para o molde. O modelo pode ser qualquer coisa, desde algo encontrado em uma venda de garagem, um objeto esculpido ou um protótipo de outro material, como madeira ou argila. Ele pode ser feito em 2D ou em 3D e ser de qualquer tamanho, desde que seja adequado para o material de moldagem a ser utilizado. O molde de borracha capturará qualquer superfície ou falhas estruturais, então se não tiver certeza de que o molde está correto, faça alguns reparos, antes de continuar.

  2. Selecione o tipo de borracha que será usada para o material do molde, dependendo do tipo do modelo realizado, do tamanho final do molde e da expectativa de vida necessária para o molde. Sites criadores de moldes, fundições de artes locais, comércios de artesanato e arte ou lojas de plásticos terão as informações necessárias.


  3. Meça o centro dos moldes 3D e pressione-o em uma camada de argila até esse ponto. Não se esqueça de adicionar canais e sprue (termo utilizado para designar os canais adicionados para que o material flua entre as cavidades do molde), para unir as duas metades juntas. Funis caseiros e arame elétrico revestido funcionarão bem para formar esses moldes. Outra opção é encontrar kits preparados para moldes em lojas de materiais.

  4. Construa uma caixa simples de madeira ou papelão para "embrulhar" o modelo a ser moldado (e a argila, se o objeto for em 3D) alto o suficiente para quantidade adequada de borracha cobri-lo por inteiro.

  5. Cubra o modelo (e a argila, se for utilizada) e os lados da caixa, com o desmoldante. Desmoldante é vendido em forma líquida e também em latas de sprays. Coloque tudo sobre uma superfície plana e nivelada.

  6. Misture o composto de borracha de acordo com as instruções do fabricante em um recipiente de mistura descartável. Despeje sobre o modelo na caixa e deixe curar completamente. Retire cuidadosamente o molde de borracha do modelo.


  7. Para moldes 3D: remova toda a argila (se fizer isso, ela se tornará parte do molde) e o material usado para unir os canais das duas metades. Deixe o modelo e o sprue. Aplique o desmoldante para retirar a metade da borracha, o modelo incorporado e o sprue. Misture a borracha e despeje na segunda metade do molde. Cuidadosamente separe as duas metades do molde.

  8. Passe a borracha líquida sobre os modelos, como se fossem detalhes de arquitetura, que necessitam permanecer no local em que foram colocados, mesmo após revesti-los com desmoldante. Acumule camadas de borracha até o molde estar estável o suficiente para que seja removido. Retire cuidadosamente o molde de borracha do modelo utilizado.

  9. Reforce os moldes com camadas extras de borracha, armação de madeira, gesso, fibra de vidro ou outros materiais de estabilização, se necessário. Exemplos para isso incluem projetos que envolvem materiais pesados, como gesso ou concreto, ou quando a estabilidade dimensional é necessária, como para moldes para fundição de peças longas. Use madeira compensada e braçadeiras ou pesos para segurar as duas metades dos moldes 3D juntos, quando estiver fundindo.

Dicas

  • Sempre limpe qualquer resíduo que a peça de fundição deixou nos moldes e pulverize com um desmoldante, antes de cada utilização.

Aviso

  • O desmoldante deve facilitar a remoção do polímero de praticamente qualquer superfície, mas alguma tensão será exercida, puxando o molde para a superfície. Use-o com cautela, em antiguidades, em gesso frágil, em madeira ou em modelos delicados e detalhados.

O que você precisa

  • Modelo para o molde
  • Caixa simples
  • Material do molde de polímero
  • Escovas descartáveis
  • Recipientes para mexer descartáveis
  • Material de reforço do molde