Contente
Embora geralmente cresçam lentamente, os melanomas eqüinos têm afligido cavalos, geralmente os de cor cinza, ao longo dos séculos. Os tumores devem ser observados cuidadosamente. Qualquer tumor anormal deve ser levado ao conhecimento do seu médico veterinário. Esses tumores podem, em casos raros, evoluir para uma metástase e se espalhar para outras partes do corpo, causando danos internos.
Tumores em seu cavalo devem ser comunicados a um médico (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)
Remoção cirúrgica
Se o tumor for suficientemente pequeno, ele pode ser removido com anestesia local usando excisão cirúrgica. O cavalo pode precisar ser sedado durante este procedimento.
Cirurgia a laser
Tumores maiores ou em locais de difícil remoção podem ser eliminados com cirurgia a laser. Este procedimento geralmente requer anestesia geral ou epidural.
Cimetidina
O uso deste medicamento antiúlceras é controverso. Bons resultados foram obtidos, mas o uso continuado a longo prazo pode provocar resistência e reduzir os efeitos na redução dos tumores.
Cisplatina
Estudos têm demonstrado que o uso da Cisplatina para diminuir o tamanho do tumor é promissor. Esta terapia não é comum, mas está se tornando mais popular.
Óleo de olíbano
Aplicado topicamente, foi demonstrado que o óleo de olíbano pode reduzir o tamanho dos tumores. A testagem dessa terapia promissora continua.
Vacinas
Existem vacinas imunoestimulantes disponíveis para o tratamento ou prevenção de melanomas. Cavalos com predisposição ao problema podem se beneficiar.